segunda-feira, 1 de março de 2010

Anjos segundo o Espiritismo

"Segundo a idéia vulgar,os anjos são seres intermediários entre o homem e a Divindade. Eles de nenhum modo foram criados perfeitos,porque a perfeição supõe infalibilidade,e alguns dentre eles se revoltaram contra Deus. Tem-se dito anjos bons e anjos maus;o anjo das trevas. Entretanto,a idéia mais geral da palavra e a da bondade e da pureza.Segundo a Doutrina Espírita,os anjos não são seres à parte de uma natureza especial;são os espíritos da primeira ordem,onde estão aqueles que se encontram num estado avançado de puros espíritos,após terem passado por todas as provas. Nosso mundo não existe de toda a eternidade;começou a existir já depois de muito tempo;estes espíritos já haviam chegado,então,ao supremo grau;os homens tendem,por isso,a acreditar que eles foram sempre assim." (O Livro dos Médiuns-Vocabulário Espírita-1ª.ed.)
Anjo da Guarda ou Anjo Guardião:"Espírito superior que se propõe à guarda de um indivíduo,ao encargo de o proteger e o conduzir pelas vias do progresso. Ele o protege não somente na vida presente,mas na série de suas diversas existencias e no estado de espírito após a morte." (O Livro dos Médiuns-Vocabulário Espírita-1ª.ed.)
"Tem que ser necessariamente um bom espírito;ele nos dá bons conselhos,pelos bons pensamentos que nos inspira; mas,se nós não os escutamos, deixa-nos adquiris experiência à nossa própria custa.Se nos abandona,um outro substitui.(...)"
Anjos decaídos : Segundo o espírito Emmanuel,em seu livro "Roteiro",capítulo 6,os chamados 'anjos caídos' não passam de grandes gênios intelectualizados,com estreita capacidade de sentir,que,apaixonados,guardam a faculdade de alterar a expressão que lhes é própria,fascinando e vampirizando nos reinos inferiores da natureza. Assim,temos que estes anjos são,na verdade,almas que faliram em suas provas e que,como espíritos,estão em evolução. São seres que precisam refazer as lições que não foram aprendidas corretamente.
Arcanjos :"Anjo de uma ordem superior.A expressão 'anjo' é um termo genérico que se aplica a todos os Puros de Espírito. Se são admitidos aqui seus diferentes graus de elevação,eles podem ser designados pelas palavras arcanjos e serafins, para se servir de termos conhecidos." (O Livro dos Médiuns-Vocabulário Espírita-1ª.ed.)
"O espírito,em suas encarnações sucessivas,tendo-se despojado pouco a pouco de suas imperfeições e tendo-se aperfeiçoado atravéz do trabalho,chega ao termo de suas existências corpóreas.Pertence então à ordem dos espíritos puros ou anjos, e goza ao mesmo tempo da vida puramente espiritual e de uma felicidade sem mácula,por toda a eternidade." Allan Kardec
"Pelo valor doutrinatório que representa,sobretudo para os médiuns iniciantes,para todos os que se preocupam em conhecer a identidade de seus protetores,reproduzimos valioso depoimento do médium Divaldo Franco,quando,nos idos de 1945,apareceu-lhe um ser espiritual que se comprometeu a ajuda-lo. A partir daquela época, declara Divaldo, 'a minha vida passou a ter uma diretriz e um significado de bom direcionamento, porquanto eu passei a senti-lo e vê-lo quase diariamente, e durante todos estes anos que me separam daquela oportunidade,essa entidade,a princípio anônima,constitui-nos um farol aceso lutando contra a ventania.'
Divaldo recorda-se da indagação que fez à entidade quando ela se apresentava pela primeira vez:
_Como é seu nome?
_Chama-me de 'um Espírito Amigo'.
Embora frustrado com a resposta,porque tinha muita preocupação com os nomes, o 'espírito amigo' o satisfez,de certo modo.Passaram-se anos e no ano de 1949 Divaldo conhece o médium Francisco Cândico Xavier e resolve perguntar-lhe:
_Chico,você,com essa visão transcedental,viu quem é meu guia?
(Porque na época,explixa Divaldo,havia uma mentalidade guiista.Todo mundo queria ter um guia e ele também,que é filho de Deus.)
E o Chico,com a mineirice dele,disse:
_Divaldo,que coisa,eu vi,mas não sei quem é.
Foi o mesmo que não ter visto,pois ficamos como estávamos,declara Divaldo, e ao largo dos anos as pessoas sempre perguntando:
_Mas,Divaldo, quero lhe fazer uma pergunta:Quem é seu guia?
Era o ponto nevrálgico do médium.E ele respondia: Eu não sei,não posso dizer quem é, pois eu não sei.
Certa feita,uma senhora insistiu tanto neste assunto,o nome do guia dele,que ele resolveu conversar seriamente com o 'espírito amigo'.Quando ele apareceu,Divaldo queixa-se,dizendo que estava muito desgostoso,pois todos sabiam quem era seu guia,menos ele. Aliás, a senhora,num contato em 1956,visitando a Mansão do Caminho,a primeira pergunta que fez a Divaldo foi indagar quem era o seu guia! Tocou exatamente no ponto vulnerável de Divaldo. E esse,muito engraçadamente,lhe respondeu:
_Não sei. Eu sou 'desguiado', porque não tenho guia!
A senhora então replicou-lhe,enfaticamente: Pois eu tenho vários guias: São Francisco de Assis,Santa Rita dos Impossíveis e as Onze Mil Virgens...
Depois dessa.ele insiste: por favor,me dê um nome,você há de ter tido qualquer nome na Terra.Pois as pessoas me perguntam e eu respondo 'um espírito amigo'...
O espírito sorriu, e respondeu:
_Bem, tu me chamarás Joana. Chama-me... Joana de Ângelis.
Fragmento do livro "Os anjos guardiões segundo o espiritismo" de Adilton Pugliese.

2 comentários:

  1. Fala Camila! Senti mesmo sua falta, viu? Ate passei aqui no seu blog de novo e vi que vc nao estava escrevendo. Agora eu entendo... tava ocupadissima! E que orgulho, primeiro lugar, hein? Bacana demais!!!

    Eu adoro geofisica e quase me debandei pra esse lado tambem... pensei em fazer um mestrado na area, mas tava com tanta vontade de trabalhar (e finalmente ganhar algum dinheiro) que deixei os planos de mestrado pra lá e hoje ja nao penso mais nisso.

    E nao deixa de passar por la de vez em quando pra me contar tudo, viu? E vc ta gostando de morar no sul? Ta morando em republica ou tem familia por ai?

    Beijocas pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Ah! E parabens pelos novos sobrinhos (ou anjinhos!!!). Vc deve estar sentindo falta!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!O que achou do texto?Deixe seu comentário e ajude a melhorar o blog...Grande beijo.Pax et Lux